TAEs NA LUTA

De WikiTAE

TAEs NA LUTA (TNL) é um grupo de TAEs criado no final de 2022 com o objetivo de buscar melhorias para a carreira. Os membros do grupo são, em sua maioria, servidores que entraram na carreira a partir de 2008, quando houve uma grande expansão das IFEs por conta do REUNI. O grupo é caracterizado por sua organização em uma comunidade no Telegram e seu grande alcance nas redes sociais, em especial no Instagram.

Início

O TNL surgiu após a eleição do presidente Luis Inácio Lula da Silva nas eleições gerais de 2022 e a expectativa de que este governo abriria negociações com os servidores públicos, que foram inexistentes desde o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff.

Após a comparação com outras carreiras, os primeiros membros do grupo notaram que o PCCTAE é a única carreira do poder executivo que não possui gratificação de atividade ou desempenho. Somado a isso, observaram que em comparação a algumas carreiras com atuação na educação, a diferença entre as remunerações era, aproximadamente, o valor das gratificações. A partir dessa análise, a primeira bandeira do grupo se tornou a criação de uma Gratificação de Atividade como parcela remuneratória adicional, com nome sugerido de Gratificação de Atividade Técnico-Administrativa em Educação — GATAE.

Crescimento

O grupo TAEs na Luta cresceu rapidamente no início de 2023, uma vez que no primeiro semestre o governo federal reinstaurou a Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP) e estimulou os servidores a buscarem informações sobre a carreira. Ao final do primeiro trimestre, o grupo no Telegram já contava com mais de 7.000 membros, com intensos debates sobre a carreira e as negociações com o governo.

Finalizada as negociações na MNNP que resultaram em 9% de reajuste para todas carreiras do executivo e um aumento de R$ 200,00 no auxílio-alimentação, as atenções se voltaram para a possibilidade de reestruturação da carreira, situação que poderia possibilitar a criação da GATAE.

Participação sindical

Brasil Participativo

Proposta de reestruturação da carreira

Cookies nos ajudam a entregar nossos serviços. Ao usar nossos serviços, você concorda com o uso de cookies.